terça-feira, 10 de maio de 2011

Capacidade de observar: conexão ou desconexão?

Às vezes me impressiono com a minha capacidade de observação. É até de certa forma paradoxo, pois dizem que quem fala muito, pouco escuta, pouco observa. Espero não ser este o meu caso.rs..
Um dia eu participava de um processo seletivo que dentre 13 candidatos estava um casal. Ninguém havia percebido, até porque não tinham o mesmo sobrenome e não mencionaram nada durante a dinâmica, como ninguém de fato havia percebido, ao final do processo, lá estava o casal como finalista, acabei precisando comentar com o time que estava recrutando sobre isso, pois tratava-se de uma informação importante na reta final.
Outro dia cheguei em um local e vi duas pessoas conversando, e pelo semblante, gestos daquelas pessoas percebi que algo não muito bom havia acontecido naquele fim de semana. Comentei com uma terceira pessoa que estava próximo delas, pois eu poderia estar enganada, e me ela perguntou pq eu achava aquilo..enfim, batata! cinco minutos depois a pessoa com quem fiz o comentário disse: - É realmente você tem razão, aconteceu mesmo.
Esta semana na dança encontrei duas colegas que fazem aula no mesmo horário que o meu, uma mãe e uma filha que há tempos não via. Fiquei surpresa em vê-las, pois tinha achado que haviam desistido. Elas simpáticas como sempre, mas percebi que tinha algo diferente com a filha, não só por visualmente ela ter ganho uns quilinhos a mais, mas havia algo no olhar dela, estava dispersa, com um semblante diferente, as mãos entrelaçadas mas um pouco tremulas, movimentos mais lentos. Percebi um excesso de cuidado da mãe, algo pouco atípico quando se trata de uma moça que deve ter a minha idade aproximadamente. Ontem nos encontramos novamente, e a mãe comentou comigo que a filha não estava querendo dançar e comentou que ela está em tratamento para depressão.
Esta mania, se é que posso chamar isto assim, também já me deixou em apuros também. Certo dia vieram tomar satisfação comigo em uma fila de banco por acharem que eu estava olhando fixamente para a pessoa. Em momentos de lazer com meu marido, ele diz que deixo de interagir para prestar atenção em uma cena que nada tem a ver com a minha vida. Chega a ser engraçado quando me recordo das saias justas.
Eu chego a me desconectar de onde estou para observar algo que está em minha volta. Pessoas que convivem muito comigo, já chegaram a dizer que desligo e chego a perder alguns segundos da minha vida por estar desconecta. Será que isto realmente é uma desconexão ? Confesso a vocês que vejo esta minha mania, habilidade, vício sei lá o que, como uma enorme oportunidade de sair do meu mundo e observar, sentir, de certa forma viver o mundo do outro. Ao mesmo tempo que me desconecto,  me conecto com outras vidas, pessoas, histórias, momentos. Me sinto feliz por usar meus sentidos, que Deus me deu para perceber o outro, e tudo que está em volta: nuances, gestos, semblantes, movimentos...acho que isto fez com que eu me tornasse mais sensível a muitas coisas.
São minutos, ora segundos conectada a "mundos" maiores que o "meu mundinho", que é tão pequeno perto da beleza do que está em nossa volta.
Espero perder vários segundos da minha vida assim...
Grande Beijo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário